Digital Signage com Adobe Air / Flex, PHP e Java

Há pouco mais de um mês iniciei um trabalho de construção de uma plataforma de software para “Digital Signage“. Como a maioria das pessoas, quando cheguei ao projeto eu sequer sabia o significado do termo “Digital Signage“, mas descobrir que ele se refere àquelas TV’s que vemos em bares, restaurantes, academias e elevadores foi a parte fácil do processo. Então me deparei com o seguinte impasse: temos as TVs e monitores instaladas nas paredes dos estabelecimentos e agora? Como faremos para passar os anúncios nelas? Passar só anúncios fica legal?… Ai, meu amigo, corri para fazer o que qualquer um faria: pesquisar na Barsa? Nãoooo… no Google!… E para o meu espanto encontrei dezenas de opções de software prontinhos para instalar e sair passando suas publicidades. Fim do problema? É claro que não!…

Ocorre que desde o início eu queria encontrar uma solução para que os donos dos bares não tivessem que abandonar os clipes musicais para ficar passando somente vídeos repetitivos e propagandas em seus salões. Eu queria passar clipes em definição de DVD ou maior! Além disso, a solução mais legal em termos de custo/benefício não sai por menos de R$100,00/mês por computador.

O que fazer?… Começar um projeto para construir uma plataforma do zero.

Após vários testes, concluí que a tecnologia mais prática e rápida para tal tarefa seria Adobe Flex / Air com PHP (no backend). Ainda utilizei um pouco de Java para desenvolver um pequeno robô. A plataforma é composta de cinco aplicativos distintos:

  • SDS Player (Adobe Air) – responsável por reproduzir a programação nas TV’s e monitores.
  • SDS Place Manager (Adobe Flex) – aplicativo para gerência dos conteúdos, utilizado pelos donos e gerentes dos estabelecimentos parceiros.
  • SDS Customer Manager (Abode Flex) – aplicativo para acompanhamento das impressões dos anúncios, utilizado pelos clientes finais (anunciantes).
  • SDS Root Manager (Abode Flex) – aplicativo para gerência geral da plataforma, utilizado pelos administradores da rede digital signage.
  • SDS Robot (Java) – aplicativo que roda em backend na máquina do Player realizando operações de manutenção e garantia do maior uptime possível.

Nos próximos posts entrarei em detalhes e mostrarei alguns desafios encontrados na construção de cada um desses componentes. Até lá!

SDS Player

No próximo post: SDS Player

3 Comments to “Digital Signage com Adobe Air / Flex, PHP e Java”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Garoto que programa, Alexandre Rímolo. Alexandre Rímolo said: Comecei a falar da minha recente experiência em desenvolvimento de software para digital signage: http://bit.ly/c3E57L #digitalsignage […]

  2. udieli 31 julho 2010 at 01:40 #

    Você podia montar um vídeo passo a passo (youtube). Seria otimo!

  3. Alexandre Rímolo 31 julho 2010 at 21:25 #

    Ótima ideia! Vou fazer isso sim. Abraço!


Leave a Reply